#OUATGospel: A paternidade de Deus alcança até a Rainha Má

Once Upon A Time voltou do seu hiato na quinta temporada e foi só eu assistir ao episódio novo que já me deu vontade de voltar a escrever sobre a série.  Você já leu sobre Henry e sobre Emma Swan. Agora, quero falar sobre a Rainha Má/Regina Mills. Eu imaginava que quando fosse escrever sobre ela, teria que voltar várias temporadas, assistir muitos episódios, para conseguir passar pra vocês o que Deus me faz ver através da vida da prefeita de Storybrooke, mas o episódio novo resumiu tudo e é nele que vou me basear.

Mas, primeiro, quero voltar um pouco para apresentá-la aos que não assistem a série. Regina era uma jovem doce, filha de um pai bondoso e de uma mãe ambiciosa e má. Sua rixa com Branca de Neve começa nessa época.

Regina casou-se com o pai da Branca de Neve e mesmo quando ele ainda estava vivo, ela tentava fazer com que a menina se prejudicasse. Quando ele morreu, seu lado amargo e maldoso aflorou e Branca precisou viver como uma fugitiva, sem sossego, pois tudo que a sua madrasta queria era vê-la morta. Regina passou a ser a rainha cruel, temida por todos. O único que era capaz de bater de frente com ela era o seu pai, sem, contudo, ser ouvido na maioria das vezes.

Regina: Você devolveu o coração o coração da Branca de Neve.
Henry: Precisei para o seu próprio bem.
Regina: Como pode dizer isso? Ela estaria morta agora e tudo isso teria acabado. Não quer que eu seja feliz?

Henry: Claro, mas não assim. Se esmagar o coração dela ficará sombria para sempre. Será exatamente como a sua mãe. É isso que ela quer, por favor, Regina, precisa me ouvir. Você pode ser feliz.
Regina: Matar Branca de Neve é a única maneira que poderei ser feliz.
Henry: Sinto muito que pense assim.
Regina: Você me traiu, pai, e você sabe o que isso quer dizer.
Henry: Faça o que quiser, querida. Não importa, pois Branca de Neve vive, assim como a sua chance de redenção. O que acontecerá comigo valerá a pena. Essa caixa é tão vazia quanto a sua busca e espero que continue dessa forma.

Regina alimentou tanto seu desejo de vingança que o fez crescer e assumir proporções assustadoras. Assim, ela lançou uma maldição que levaria todos do reino ‘’para um lugar horrível. Absolutamente horrível. Um lugar onde o único ‘final feliz’ será o meu’’como ela diz, ou seja, para o nosso mundo. Na primeira tentativa de lançar sua maldição, ela falha por achar que poderia conseguir sacrificando o coração de um cavalo. Ela precisava sacrificar o coração da pessoa que mais amava. Seu pai acabou pagando o preço pela sua vingança.

Ao longo das temporadas, muita coisa acontece com Regina e graças ao seu filho adotivo Henry, que recebeu o nome do avô, ela pôde perceber que a sua vingança só fizera mal a si própria. Ela descobriu que poderia se apaixonar outra vez e precisou unir-se a sua rival, o que mudou tudo no relacionamento delas.

Veja, se ainda não conseguiu fazer conexões entre tudo que já contei até agora e a Bíblia, então vou te ajudar. Não sei você, mas Regina me representa. Sempre fui rainha dentro da minha própria vida. Rainha dos meus gostos, dos meus pensamentos e desejos. Raramente me importei com a opinião do meu Pai. Aliás, nem o considerava como tal. Hoje eu sei que teria evitado muita coisa ruim se tivesse ouvido a sua voz. O que eu não sabia é que Ele sempre esteve aqui cuidando de mim e até mesmo aceitou sacrificar o Seu Filho em meu lugar, por causa da minha maldade.

Se você também se identificou com Regina, vai concordar que as mudanças a que ela sofreu assemelham-se a nós a partir do momento em que nos convertemos a Cristo. Conhecemos a Verdade que nos libertou e experimentamos o seu perdão. Regina cumpre exatamente o versículo do Pai Nosso que fala sobre isso. Primeiro ela aprende a perdoar sua maior inimiga, a Branca de Neve, e, consequentemente, não só recebe de volta o perdão de todos, mas também, como vemos nesse episódio, o perdão do seu pai. Henry Mills representa perfeitamente a paternidade de Deus e a sua graça na série.

Mas, a vida da nossa ex-vilã não se torna um mar de rosas desde que ela começa a mudar. O homem que ela ama é casado e ela precisa também lidar com uma irmã invejosa que aparece para lhe atormentar. Assim como, ao contrário do que se prega por aí, nossa vida não fica mais fácil porque agora somos cristãos. O próprio Jesus disse que teremos aflições enquanto estivermos nesse mundo. A boa notícia é que Ele o venceu  e, então, não precisamos nos preocupar, pois podemos vencer também. Jesus também disse que conhecemos a árvore pelos frutos. Regina é um bom exemplo disso. Tão bom, que há uma cena maravilhosa onde ela convence Emma Swan (Sim, ela mesma, a Salvadora!!) a não matar uma inimiga antiga. Uau! Nem parece a mesma pessoa não é mesmo? É porque é isso que a graça de Deus faz, ela transforma vilões, pecadores em herois e heroínas sem que eles mereçam para que voltem a refletir a imagem de Jesus, como era o plano de Deus desde o início. Foi o que fez comigo e com você e só isso já é o bastante para acreditarmos em nosso final feliz.

Henry: Regina!
Regina: Papai. Sinto muito, sinto tanto!
Henry: Está tudo bem, querida, está tudo bem.
Regina: Está? Você me perdoa mesmo?
Henry: É claro. Eu te amo, não importa o que. É o que os pais fazem.
Regina: Não tenho certeza que sim, acho que você é muito especial. Não entendo como pode ser tão bom.
Henry: Finalmente colocou a vingança de lado para ser uma heroína. Não atrapalharei isso. Quando você arrancou meu coração, foi pelos piores motivos. Mas, se ficar, espalhará a esperança. É a melhor coisa que qualquer um pode fazer. Deixe seu velho te ver fazer a coisa certa. Então, realmente, não terei morrido em vão.

Isaías 53: 5 e 11: Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito.

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑

Sobre o Reino

"Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar o Reino a vocês." Lucas 12:32

KOINONIA - Mesa e Comunhão

Espiritualidade cristã, vida saudável e sustentabilidade.

viver na plenitude

pondo em palavras o que vejo na rota diante de mim

marcos ribeiro

mais um redimido tentando viver a maior aventura: o amor.

Ella só pensa no Alto

Ja faz um tempo que eu me apego naquele livro que anuncia minha liberdade.

Sobrado 518

Sobre arte, cultura e fé cristã.

Peregrino

BEM VINDO AO MEU BLOG!

MINHA VIDA ESTRANGEIRA

conhecê-Lo e torná-Lo conhecido

RE(VENDO) AMOR

COM POUCO USO, QUASE NA CAIXA.

Buscando Deus na Cultura

"PORQUE DELE, POR ELE, E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS. A ELE, POIS, A GLÓRIA ETERNAMENTE. AMÉM!" (Romanos 11:36)

...esta vida é uma peregrinação

Blog pessoal sobre os aprendizados e reflexões sobre este lado da Eternidade

Ritmos da Graça

"Venha comigo e você vai recuperar a sua vida. Eu vou te mostrar como descansar realmente. Ande comigo e trabalhe comigo - observe como eu faço. Aprenda os suaves ritmos da Graça." (Mt 11:28-30 MSG)

Rascunhos Íntimos

Isso não é um diário.